Tomar, Abrantes e Torres Novas

Suspender a<br> reestruturação hospitalar

Jerónimo de Sousa integrou a delegação do PCP que, no dia 26, em Torres Novas, reuniu com a administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). Nessa reunião, a delegação do Partido manifestou as suas preocupações com as consequências da reestruturação em curso nos serviços hospitalares da região (Tomar, Abrantes e Torres Novas) que, a concretizar-se, agravaria as já grandes dificuldades no acesso aos cuidados de Saúde pelos utentes dos 11 concelhos do Norte do distrito de Santarém.

O PCP considera que esta reestruturação não pode ser feita sem que sejam tidas em conta as dificuldades de acesso aos cuidados de Saúde primários existentes no distrito de Santarém, com o encerramento de dezenas de extensões de Saúde, alterações de horários de funcionamento das existentes, bem como dos centros de Saúde. A isto soma-se ainda a introdução de portagens na A23 e na A13 e uma quase inexistente rede de transportes públicos.

Desde que o actual modelo de reestruturação da rede hospitalar do Médio Tejo foi conhecido que o PCP se tem oposto a ele, defendendo mesmo a sua suspensão. A Direcção da Organização Regional de Santarém propõe, em alternativa, a potenciação das instalações e equipamentos existentes, alguns dos quais nunca foram postos a funcionar desde a inauguração das três unidades hospitalares que integram o CHMT.

 



Mais artigos de: PCP

Transformar países em protectorados

As conclusões do Conselho Europeu de segunda-feira, constituem, para o PCP, um factor adicional para o aprofundamento dos «gravíssimos problemas económicos e sociais que afectam vários países da União Europeia».

É possível defender e conquistar direitos

O Secretário-geral do PCP apelou, domingo, num grande almoço realizado na Ajuda, em Lisboa, à participação massiva na manifestação nacional da CGTP-IN marcada para o próximo dia 11.

UEC foi criada há 40 anos

O Avante! de Março de 1972 noticiava na primeira página a criação, em Janeiro desse ano, da União dos Estudantes Comunistas (UEC). Nessa notícia dava-se ainda conta da primeira declaração política da nova organização,...

<i>Lei dos despejos</i><br> afecta 29 mil famílias

A Organização da Cidade do Porto do PCP promoveu recentemente, na Junta de Freguesia do Bonfim, uma sessão de esclarecimento sobre a proposta do Governo de nova Lei do Arredamento e os seus impactos no Porto. Na mesa estiveram Lino Paulo, membro da Comissão Nacional de Autarquias do PCP, Pedro...

Uma questão de rigor

Na passada edição, noticiámos o almoço comemorativo dos 90 anos do histórico dirigente comunista Américo Leal. E aí afirmámos, erradamente, que Américo Leal foi eleito para a direcção do sindicato dos corticeiros da sua região, Sines, o...